segunda-feira, 9 de abril de 2018

Barragem ameaça romper no Piauí e famílias são retiradas de locais de risco


Barragem ameaça romper no Piauí e famílias são retiradas de locais de risco
Barragem do Bezerro - José de Freitas (PI). Divulgação.
Moradores da cidade de José de Freitas, distante 55 km de Teresina (PI), amanheceram assustados com a possibilidade do paredão de terra que armazena mais de 10 milhões de metros cúbicos de água. Uma ‘cratera’ foi encontrada por um pescador que passava pelo local e ouviu um barulho de água corrente, quando então resolveu verificar e viu a ‘fenda’ vazando água da barragem.
A Prefeitura de José de Freitas foi comunicada, que prontamente informou as equipes Municipal e Estadual de Defesa Civil. O secretário de meio ambiente do município, Fernando Freitas, disse à imprensa que pessoas estavam roubando pedras da estrutura da barragem e isso pode ter contribuído para o surgimento dos buracos.
A situação, inclusive, já teria sido alertada pela Prefeitura de José de Freitas ao Governo do Estado, ainda no ano de 2013. Porém, nada foi feito.  O secretário ressalta que é necessária a obra emergencial para que sejam sanados os riscos de rompimento.  
Com as chuvas dos últimos meses a barragem encheu. A Prefeitura realizou a abertura das comportas da barragem para diminuir o nível de volume de água armazenada. A população ‘circunvizinha’ foi avisada para que não haja riscos de alagamentos, já que o nível dos riachos na região devem aumentar com a chegada da água das comportas da barragem.
Retirada das pessoas
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de José de Freitas, por motivos de segurança, todos os moradores das localidades Assai, São Fernando, Lembrada e alguns moradores da parte baixa do bairro Ipiranga, estão sendo orientados à deixarem suas casas e seguirem para locais mais seguros.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social irá realizar o cadastro de moradores dessa região que podem ser afetados pelo nível de água de riachos que estão aumentando seu volume devido a abertura de comportas da barragem do Bezerro. O Ginásio Poliesportivo Mestre Eva também foi disponibilizado para abrigar as famílias.  
 https://www.clubenoticias.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário