quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Juiz cassa mandato do prefeito Gil Carlos

Juiz Eleitoral de São João do Piauí, Mauricio Queiroz Machado, da 20ª Zona Eleitoral, cassou o mandato do prefeito reeleito do município, Gil Carlos Modesto Alves (PT). Em 2016, Gil Carlos disputou as eleições contra o candidato do PROS, Alexandre Mendonça.
Gil Carlos é cassado pela Justiça Eleitoral 

No entanto, a coligação “O Poder é do Povo” de Alexandre Mendonça entrou com duas ações contra o prefeito reeleito: uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) e uma AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo), em que acusavam o candidato vitorioso  de abuso do poder econômico e pediam a cassação do prefeito. 
O Ministério Público havia emitido um parecer favorável à cassação do mandato do prefeito Gil Carlos. O parecer, por sua vez, foi recebido pelo juiz eleitoral Mauricio Queiroz Machado, que julgou procedente e cassou o prefeito reeleito Gil Carlos e o seu vice, Dante Quintans.
A decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).  Em 2012, o Ministério Público também deu parecer favorável pela cassação de Gil Carlos (PT), mas o juiz eleitoral à época, Edvaldo de Sousa Rebouças, rejeitou o parecer e julgou pela improcedência da denúncia.
O gestor é acusado de suposta execução de obras em São João do Piauí perto da realização das eleições. Ele teria recebido recursos de convênios firmados com o Governo do Estado em período vedado pela legislação eleitoral. A sentença diz respeito a reforma do complexo esportivo "Parque 5 de Julho". 
"Se o Governo do Estado não pretendesse que as obras não influenciassem os impugnados nas eleições, porque não as fez bem antes do período e ou após? A resposta é o uso da máquina estadual em benefício da candidatura dos impugnados", diz o juiz.
Esclarecimento
O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto Alves (PT), e seu vice, Dante Ferreira Quintans (PMDB) receberam com surpresa e estranheza a decisão monocrática da 20ª Zona Eleitoral. Os gestores lembram que a eleição no município foi transparente e em conformidade à legislação eleitoral. Gil Carlos afirma que a gestão do município é reconhecida pela correta aplicação dos recursos públicos, com execução de importantes obras nas mais diversas áreas ao longo de todo o mandato e que atendem às reais necessidades do município e aos anseios dos sãojoanenses. Os gestores permanecerão no cargo assegurando a estabilidade administrativa, acreditando que a justiça será restabelecida pela estâncias superiores ao longo do processo, onde ficará comprovado a realização de obras e convênios de acordo com a legislação vigente. O prefeito Gil Carlos garante que o ritmo de trabalho na cidade de São João continuará normalmente, permitindo que o município continue sendo referência em gestão.

http://www.clubesat.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário