quarta-feira, 30 de março de 2016

PMDB decide sair do Governo; Castro tem até o dia 12 para entregar ministério

Em reunião que durou poucos minutos, o diretório nacional do PMDB decidiu sair do Governo do PT, após mais de uma década de aliança, iniciada ainda no início da primeira gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Conhecido como um partido que sempre está ao lado do poder, o PMDB abandona o barco no momento em que o Governo da presidente Dilma Rousseff (PT) esfacela-se em ritmo frenético, e enfrenta a maior crise política desde o impeachment de Fernando Collor, desfecho que pode se repetir dentro de alguns meses com a petista.
À reportagem d'O DIA, o ex-ministro João Henrique, amigo do vice-presidente Michel Temer, opinou que a saída do Governo Dilma serviu para reforçar o sentimento de união dentro da sigla, tendo em vista que a decisão de deixar a base aliada foi unânime. Embora alguns poucos peemedebistas ainda defendessem a manutenção da aliança com o PT, essa posição foi derrotada em todos os diretórios regionais do PMDB no país.
Agora, os peemedebistas que ainda ocupam ministérios, como o piauiense Marcelo Castro (da Saúde), têm até o dia 12 de abril para entregar seus cargos no Governo Federal. Caso contrário, sofrerão sanções previstas dentro do estatuto do partido, inclusive com a possibilidade de expulsão.
Do diretório regional piauiense, apenas Marcelo Castro, Themístocles Filho e João Henrique integram a executiva nacional. Dos três, somente Marcelo defendia a permanência no Governo.


O encontro do partido foi realizado em um dos plenários de comissão da Câmara Federal.Como o vice-presidente Michel Temer não compareceu à reunião, conforme anunciado previamente, ela foi presidida pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), primeiro vice-presidente do PMDB.
Ao coro de "fora, PT", os peemedebistas decretaram o fim da aliança. "A partir de hoje, nessa reunião histórica para o PMDB, o PMDB se retira da base do governo da presidente Dilma Rousseff e ninguém no país está autorizado a exercer qualquer cargo federal em nome do PMDB", destacou Jucá.

Por: Cícero Portela e João Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário