segunda-feira, 14 de março de 2016

Juíza envia à Sergio Moro denúncia e pedido de prisão contra Lula

FRANCISCA PINTO, DO GP1
Atualizada em 14/03/2016 - 20h12
A juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira decidiu, nesta segunda-feira (14), enviar ao juiz Sergio Moro o pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O caso irá tramitar na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), onde as investigações da Lava Jato estão sendo realizadas.

Lula é acusado de lavagem de dinheiro, pena de 3 a 10 anos, e falsidade ideológica, com pena de 1 a 3 anos de prisão. Também são acusados de lavagem de dinheiro, a esposa do ex-presidente, Marisa Letícia, e Fábio Luís Lula da Silva, filho do casal.

De acordo com a Folha de São Paulo, a juíza afirmou que o pedido de prisão preventiva foi prejudicado pela própria publicidade dada pelos promotores paulistas ao assunto. “Como consequência lógica pela declinação da competência, absoluta, deixo de analisar os pedidos de cautelares formulados na denúncia, bem como o pedido de prisão preventiva, entendendo que não há urgência que justifique a análise por este Juízo, até porque os requerimentos já foram todos divulgados publicamente pelo próprio MPSP [Ministério Público do Estado de São Paulo], sendo de conhecimento inclusive dos indiciados", escreveu.
Imagem: DivulgaçãoO ex-presidente Lula é acusado de receber favores da construtora OAS(Imagem:Divulgação)O ex-presidente Lula é acusado de receber favores da construtora OAS
Baseado na decisão da juíza, as acusações da Promotoria de São Paulo que tratam sobre o crime de lavagem de dinheiro visam "trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba e pelo Ministério Público".

Em outros trechos da decisão, a juíza afirmou ainda que a Promotoria não explicou qual o crime antecedente que acumulou o dinheiro a ser lavado. De acordo com a juíza, as explicações que estão faltando, correm nas investigações da Lava Jato.

prisão do ex-presidente foi pedida pelo Ministério Público de São Paulo em denúncia apresentada na última quarta-feira (9) a respeito do tríplex em Guarujá, que teria sido construído para a família de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário