quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE RECURSOS DO FUNDEF SUPERLOTOU A CÂMARA MUNICIPAL


Dr. Manoel Carvalho deu uma vasta explicação sobre os recursos,
que os 60% devem ser gastos exclusivamente  com o pagamento das diferenças dos Professores e que no caso dos 40% o gestor não pode gastar como quiser, tem que ser gasto especificamente na área da educação, ainda respondeu a pergunta da Professora D. Neide que questionou, já que na conta tem menos de 60% como vai ficar o pagamento? E ele prontamente respondeu, independentemente de ter dinheiro ou não o gestor tem que pagar, e os 40% ele vai ter que prestar contas com o Tribunal de Contas. A Representante do Sindicato de Cajueiro da Praia a Srª Michela, perguntou se os professores contratados da época de 2000/2006 tem o mesmo direito ou só apenas os efetivos? E ele respondeu tanto os professores efetivos quanto os contratados da época tem direito.


Em sua fala inicial a Vereadora Adriana Luíza lembrou que alguns anos atrás os comerciantes não queriam vender a servidor público,e que os funcionários foram para as ruas reivindicar os seus direitos. Que no dia 9 de Dezembro entrou em uma conta da Prefeitura a quantia de 16 milhões e 233 mil reais de recursos do antigo FUNDEF  hoje FUNDEB, e a partir dai  começou uma luta incansável para que este dinheiro seja aplicado de maneira correta, e a Vereadora frisou que o Prefeito foi convidado juntamente com o Ministério Público, representante do TCE, e toda a parte Administrativa da Prefeitura, Procurador Geral do Município e Secretária de Educação, mais infelizmente nenhum compareceu.
Paulo Magalhães Presidente do SINDSERM/COCAL, agradeceu a Vereadora Adriana Luíza pela realização da audiência. Mostrou um extrato do mês de Setembro no telão que de 16 milhões tem apenas 8 milhões de reais na conta dos recursos do FUNDEF.
Pediu que Dr. Manoel Carvalho entre com uma ação o mais rápido possível para que a conta seja bloqueada para que o restante do dinheiro não possa ser movimentado temendo que a conta fique zerada.




Vereadora e Presidente do Sindicato de Água Branca Tatiana  Carvalho falou da sua luta  em parceria com o Presidente do Sindicato de São Pedro do Piauí que foi a primeira cidade a receber esse recurso,  e até hoje a luta continua, disse que o Prefeito de São Pedro do Piauí mandou um projeto de lei para poder gastar o dinheiro no município, o projeto foi para ser aprovado na câmara, mas mesmo o prefeito tendo a maioria dos vereadores, mas como os professores foram reivindicar seus direitos  a lei não foi aprovada.



Vereador Antonio Lino fez duras críticas ao atual gestor onde arrancou muitos aplausos dos presentes, disse que o Prefeito perdeu a oportunidade de fazer as pazes com o professores, disse que quem não tem nada a esconder não tem medo, o mesmo ainda falou que se sentia envergonhado de ser vereador, se referindo a ausência dos outros Vereadores. 

Dr. João Vilarinho Barbosa lembrou do seu saudoso irmão Dr. Antonio Carlos Vilarinho Barbosa, que quando Prefeito de Cocal teve sempre respeito ao Servidor Público e que por isso colocou todos para  receberem seus pagamentos no Banco do Brasil,
disse ainda que está  junto com os professores nesta luta.




No final da tarde e começo da noite desta quarta-feira aconteceu a Audiência Pública sobre os recursos do FUNDEF hoje FUNDEB, onde a Câmara Municipal ficou tomada por professores, funcionários da educação e a população em geral, a Audiência contou com a presença da Vereadora Adriana Luíza autora do requerimento da Audiência, Vereador Antônio Lino, os Advogados Dr. Manoel Carvalho, Dr. João José Carvalho, Vereadora e Presidente do Sindicato dos Servidores de Água Branca Tatiana Carvalho, Presidente do Sindicato de Sigefredo Pacheco Jordânio Pinho, Presidente do Sindicato de São Pedro do Piauí Lavigne Pires, Vereador de Cajueiro da Praia Decartes, Presidente do SINTE Nádja, representante do Sindicato de Cajueiro da Praia Michela, Dr. João Vilarinho e o Presidente do SINDSERM/COCAL Paulo Magalhães, os professores saíram satisfeitos da Audiência, como foi dito por muitos presentes, mais a luta está só começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário