quarta-feira, 8 de julho de 2015

Selfies com bebês em página de prefeitura do PI são questionados

Repórter: Manoel José O OLHO08/07/2015 17h34 - Atualizado em 08/07/2015 18h19
Uma postagem na página oficial da Prefeitura Municipal de Pio IX, cidade distante cerca de 420 Km de Teresina, tem provocado uma repercussão negativa nas redes sociais. Fotos publicadas mostram um profissional da saúde fazendo selfies com um bebês recém-nascidos dentro de uma unidade de saúde do município.
(Foto: Facebook)
Na imagem é possível notar que as três crianças ainda estão com o cordão umbilical ligado ao umbigo, o que garante que as fotos foram tiradas antes mesmo dos primeiros procedimentos serem tomados pelos enfermeiros.
(Foto: Facebook)
“O parto natural é incentivado e realizado o procedimento adequado no Hospital Lourdes Mota. As mães Joseane, Antônia e Daniele nos presenteiam com mais três Piononenses esta semana”, diz a postagem.
O que está sendo questionado por pessoas que não concordam com as publicações, é a situação a qual os bebês estão submetidos. Sem proteção alguma e ainda muito frágeis, eles são fotografados e expostos na campanha publicitária da prefeitura, incentivando as mães a aderirem ao parto natural. 
De acordo com Werverton Bernardino membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, da Maternidade Dona Evangelina Rosa, a conduta tomada pelo profissional fere o código de conduta ética da profissão. Segundo ele, o uso de qualquer adorno durante esse procedimento pode acarretar na contração de bactérias para o bebê e para a mãe.
"A atitute é errada. Uma vez que ele utiliza um aparelho celular ou uma câmera fotográfica para registrar a foto, ele faz uso de um adorno. De acordo com o artigo 108 do código de ética dos profissionais da Enfermagem é proibido inserir imagens ou informações que possam identificar pessoas e instituições sem sua prévia autorização. Atualmente o celular é permitido. Mas, nesse caso, tanto o bebê como a mãe estão suscetíveis a contrairem algum tipo de infecção hospitalar", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário