quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Escola de Cocal dos Alves recebe recebe Prêmio Ibero Americano Valores Humanos 2014


Foi anunciada nesta semana, mais uma boa surpresa de uma das melhores escolas da Rede Pública Estadual do Piauí. O Ensino Médio Agostinho Brandão, de Cocal dos Alves, receberá uma condecoração internacional, o Prêmio Ibero Americano Valores Humanos 2014. A “Prêmios Iberoamericanos Valores Humanos”, que condecorou a escola piauiense que se destaca pela excelência no ensino da Mateática, é uma entidade que premia ações concretas a favor dos valores humanos, que foram feitas por pessoas e instituições no continente americano e na Espanha e Portugal.
A entidade escolhe anualmente um país para ser sede da premiação e a de 2014 será no Brasil, em parceira com a Comissão de Direitos Humanos do Senado. O professor Antônio Cardoso do Amaral, que coordena o ensino de Matemática e treina os estudantes de Cocal dos Alves que ganham medalhas de ouro, prata e bronze nas Olimpíadas de Matemática, afirma que o prêmio é pelo desempenho da escola dos estudantes e também pelo lugar, um município pobre e com população que enfrenta dificuldades financeiras.
“É um prêmio que incentiva que a gente faça o melhor pelos alunos. Nos sentimos ,muito lisonjeados e chega em uma hora muito boa, que a de início de governo, que é sempre um começo e precisamos do apoio para continuar com o projeto”, falou o professor Antônio Cardoso do Amaral.
Ele lembra que o alunos do colégio Agostinho Brandão de Cocal dos Alves já conquistam oito medalhas nas Olimpíadas de Matemática. O professor Antônio Cardoso do Amaral falou que nas Olimpíadas de Matemática de 2015, o colégio Agostinho Brandão foi a escola que proporcionalmente conquistou maior premiação porque dos 20 alunos que participaram da etapa final 19 foram premiados, sendo que 16 receberam medalhas e três receberam menções honrosas.
No ano passado, os alunos da escola conquistaram três medalhas de ouro, oito de prata e cinco medalhas de bronze. A diretora da Escola de Ensino Médio Agostinho Brandão, Aurilene Vieira, recebeu a notícia da escolha com muita empolgação. “Ficamos muito felizes por mais esse reconhecimento ao nosso trabalho e do talento de nossos alunos. Vamos continuar trabalhando para que elevemos ainda mais a qualidade de ensino, bem como a manutenção do desempenho nas olimpíadas e concursos que nossos estudantes participam”, relata a diretora.
A Agostinho Brandão ficou conhecida nacional e internacionalmente pelo desempenho nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), olimpíadas de Robótica, Astronomia e Astronáutica, Redação, Língua Portuguesa e outros programas como Jovem Senador, além de ser uma das mais bem avaliadas do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tudo isso em uma realidade controversa, por está localizada em um Estado e Município carentes.
A deputada federal Rejane Dias, futura secretária da Educação do Piauí, recebeu no último dia 14 de janeiro o professor Antônio Amaral e comprometeu-se em levar o exemplo da Escola Agostinho Brandão a todo o Piauí. “O professor Antônio Amaral abriu os olhos do Brasil para sua cidade aos fazer os alunos da Escola Estadual Agostinho Brandão serem constantemente premiados em olimpíadas brasileiras de matemática e obterem notas altas no Enem. Um trabalho que vai ter meu olhar especial e o empenho para expandi-lo às demais escolas da rede”, destacou a deputada.
A solenidade de entrega do prêmio, em categoria extraordinária, será no dia 26 de março, momento em que a comissão instalada em Madri virá ao Palácio do Karnak, sede do Governo do Piauí, homenagear a escola em cerimônia solene preparada para a ocasião.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário