quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vaza na internet novo vídeo com denúncias contra prefeito Lourival


O município de Esperantina (180 km de Teresina) foi surpreendido por mais um vídeo que compromete a credibilidade da gestão do prefeito Lourival Bezerra (PSDB). O novo vídeo foi editado em quatro partes diferentes e compartilhado nas redes sociais de várias pessoas do município na tarde desta terça (28).

Com aproximadamente seis minutos, a gravação amadora mostra dois funcionários da prefeitura em conversas comprometedoras com o empresário Didi do Açougue (que denunciou o prefeito anteriormente após ter se sentido lesado quando venceu uma licitação e teve que pagar propina ao prefeito).
No vídeo aparecem uma mulher e um homem. A mulher seria Lismara Pinheiro (ex-esposa do ex-prefeito Felipe Santolia e assessora de Lourival), já o rapaz que aparece na filmagem seria o chefe da licitação da prefeitura, no vídeo é identificado como Cristóvão.
Entenda o vídeo:
Na primeira parte Lismara aparece conversando com o empresário Didi do Açougue. Ela fala do trabalho que teve para juntar o vice-prefeito (Dr. Joe) no palanque de Lourival, nas campanhas de 2012. Veja a conversa:
LISMARA – Desde a campanha que o Marcos deu trabalho pra gente, era uma complicação na hora de arrumar os palanques. Eu disse: Tu sabe disso, Lourival. Aí ele me disse: “Não, mais se eu tirar o Marcos aqui eu vou ter problemas com o Joe”. Que problema com o Joe? Outro dia a gente tava na reunião do PHS na casa da mamãe e nós botamos na ponta do papel. O Joe ganha mais do que tú! Fora teus roubos...
Aí ele disse “Será?”, eu disse cola bem aí, rumbora... Aí foi na ponta do lápis. Salário do Joe, os cinco empregos que ele tem no gabinete dele, o da Socorro, deu mais do que ele ganha (o prefeito). E outra, Lourival, ponha uma coisa na sua cabeça, quando eu chego em qualquer lugar que eu digo que sou uma vice-prefeita as portas se abrem. E o que foi que o Joe fez pra gente na campanha? Trabalho... Joe deu trabalho pra nós na campanha! Sem dizer que o Dr. Sampaio e o próprio Lourival tiveram que pagar pra ele ser candidato.
Segunda parte do vídeo:
Na segunda parte do vídeo, quem aparece é o chefe do setor de licitação da prefeitura, identificado como Cristóvão conversando também com o empresário Didi do Açougue. Na conversa ele explica como são feitas as licitações na prefeitura e como irá proceder para favorecer o empresário no pregão.
CRISTÓVÃO – Se eu te contar um negócio tu não vai acreditar, o negócio tá marcado pra sexta-feira agora, tu acredita?
DIDI DO AÇOUGUE – Agora, amanhã?
CRISTÓVÃO – É, na hora lá a gente pode pegar... Vamos dizer que apareçam cinco empresas, por exemplo, agente pode registrar os preços de todas cinco. Só que o prefeito vai comprar de quem ele quiser, entendeu? Isso aí a gente fez até porque se por acaso aparecer algum penetra nós estamos resguardados. Vamos dizer que apareça um cara pra concorrer contigo, mas o Lourival vai escolher comprar contigo, ele compra com quem ele quiser. Registra só o preço!
Aí eu disse pra eles, eu queria que vocês segurassem o edital, aí nós vamos pagar a multa pra fazer edital pra ti e pros meninos, pra ver se não vem ninguém... Nós só vamos botar na quinta-feira.
DIDI DO AÇOUGUE – Amanhã?
CRISTÓVÃO – Amanhã, pra ser na sexta, pra ver se não aparece ninguém. Só se o “cabra” for o cão pra aparecer. Eu nem queria falar essas coisas contigo por telefone, morro de medo desses telefones serem gravados... Entendeu? Por que é aquele negócio, nós estamos fazendo tudo no sigilo pra não vir ninguém, entendeu?
Veja o vídeo na íntegra:

Terceira parte do vídeo:
Na terceira parte aparece novamente a assessora de Lourival Bezerra, Lismara Pinheiro. Ela conversa novamente com o empresário Didi do Açougue e se mostra preocupada com a licitação que a prefeitura fará para aquisição de medicamentos. Na explicação da funcionária fica claro que o gestor estaria recebendo propina também de uma distribuidora de medicamentos de Teresina. Confira a conversa:
LISMARA – Tem duas coisas que o Lourival não está metendo a mão. É a história desse carro que vai pra Teresina, entendeu? E essa história desse remédio aí que tá rolando, compra de medicamentos. Isso vai dar confusão não é nem por mim, nem pela população... É as próprias empresas que vão denunciar. Por que essas empresas que participam, não é só uma que entra, são 3, 4 e são de 4 a 8 lotes.
Então geralmente quando elas ganham, elas já são todas combinadas, entendeu? Então assim... Eu ganho tantos por cento em cima do que o prefeito vai tirar pra ele, entendeu? Só que o abestado do Lourival orientado pelo Francisco (pessoa que teria negociado da empresa com o prefeito) direcionou as retiradas pra cima de uma única distribuidora que é a tal da Ótima. E o caboco tá morre aqui. E as outras empresas meu filho, tão tudo reclamando!
DIDI DO AÇOUGUE – E não tão comprando das outras empresas?
LISMARA – Tão comprando mais só o necessário, não tão comprando pra fazer dinheiro, entendeu? As outras empresas sabem dessa história toda porque elas fazem parte desse ciclo em qualquer município... Tá entendendo? E vão meter o pau!
DIDI DO AÇOUGUE – Fora a propina dele (prefeito) que ele recebe...
LISMARA – Não porque é dividido, pra mim dar propina pro prefeito eu tenho que ter uma margem de medicação que eu entrego e essa margem é dividida entre a empresa e o prefeito. Só que o Lourival (prefeito) só fez essa negociata com a Ótima, as outras que ganharam o lote não estão fazendo.
Quarta parte do vídeo:
A quarta parte do vídeo já foi mostrada pela imprensa piauiense inúmeras vezes. É a mesma que aparece o prefeito Lourival recebendo a propina paga por Didi do Açougue. Vídeo que gerou inclusive um pedido por parte da câmara municipal para que o gestor tivesse o mandato cassado.
Repórter: Geysa Silva - Blog Pelo Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário