quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Enem: Aluno do 2º ano de Cocal dos Alves conquista vaga para Medicina


O Ensino Médio Augustinho Brandão, escola pública no município de Cocal dos Alves, 262 quilômetros ao Norte de Teresina, comemorou nesta segunda-feira (13) a aprovação de 10 alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Thiago Amaral/Arquivo Cidadeverde.com/2011
Izael, em 2011, recebendo homenagem em Teresina

Entre os campeões do ensino está Izael Francisco de Araújo, que fará 17 anos em 2014. Ele ainda cursa o 2º ano do ensino médio, mas já conquistou vaga no curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). 

Por não ter concluído o ensino médio, o aluno tentará uma medida judicial para garantir a matrícula na universidade. A Justiça do Piauí tem concedido decisões positivas para que alunos iniciem o curso superior enquanto terminam o 3º ano do ensino médio. 

Izael é o terceiro estudante da escola aprovado para Medicina. Em 2011, ele ficou conhecido nacionalmente ao vencer o Soletrando, um concurso nacional de soletração promovido pela TV Globo. Depois disso, ele ganhou várias homenagens, como o Mérito Conselheiro Saraiva, de Teresina. 

A diretora da escola da rede estadual, Aurilene Vieira de Brito, comemorou o resultado dos alunos e frisou que alguns deles já conquistaram prêmios em olimpíadas de Química e Matemática. 

A aptidão nas competições escolares pode ter influenciado também a escolha dos cursos. Foram três aprovados para Química, dois para Matemática, um para Física, Biologia, Farmácia e Educação Física, todos na Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

"É fruto de um trabalho. Todo ano já esperamos. A gente trabalha para isso. Nosso trabalho é voltado para que ao final do terceiro ano eles consigam a aprovação", disse a diretora ao Cidadeverde.com, por telefone. 

O 3º ano do Ensino Médio Augustinho Brandão conta com 15 alunos. Os que não foram aprovados aguardam a segunda chamada. 

Aprovados do Ensino Médio Augustinho Brandão no Enem
Angélica - Química UFPI
Analice - Química UFPI
Dieme Pereira - Matemática UFPI
Fábio Vieira - Física UFPI
Francimar - Matemática UFPI
Isamara Cardoso - Educação Física UFPI 
Jane Kelly - Química UFPI
Kaina Solanda - Biologia UFPI
Gilmara Rocha - Farmácia UFPI
Izael Francisco - 2º ano - Medicina UESPI

Fonte:Cidadeverde/Fábio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário