quarta-feira, 4 de setembro de 2013

COCAL IRÁ RECEBER 2 MÉDICOS CUBANOS. Mais Médicos: 19 cubanos irão trabalhar no interior do Piauí.


O Piauí receberá 19 médicos cubanos a partir da segunda quinzena de setembro. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (3). 

O município de Esperantina, no Norte do Estado receberá três médicos. Outras oito cidades aguardam por dois profissionais cada: Acauã, Barras, Betânia do Piauí, Campinas do Piauí, Cocal, Morro Cabeça no Tempo, Pio IX e São Miguel do Tapuio.


A vinda dos cubanos faz parte de um acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), dentro do programa Mais Médicos. O foco são municípios que não foram selecionados por nenhum profissional brasileiro ou estrangeiro na primeira fase do programa. Cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foram priorizados.

“Este é ainda o primeiro passo, estamos no primeiro mês de chegada dos profissionais. O grande esforço do Ministério da Saúde é garantir o cumprimento da demanda total dos municípios prioritários e vamos fazer tudo o que for preciso para isso”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com o número de cubanos definido, o Piauí deve receber 42 médicos para trabalhar em regiões desassistidas. Dos 23 cadastrados no Mais Médicos, apenas dois já teriam chegado ao Estado, segundo a Agência Estado. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário