sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Supremo manda litígio entre PI e CE para AGU na busca por último acordo


O deputado estadual pelo PDT, Antônio Uchoa, informou, durante entrevista ao Jornal do Piauí desta quinta-feira (21), que por determinação do Supremo Tribunal Federal o litígio entre o Piauí e o Ceará por terras está na Advocacia Geral da União (AGU) em Brasília. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“O Supremo enviou para lá como uma última tentativa de realizar um acordo entre as partes antes que a suprema corte tome uma posição sobre a disputa. Atualmente, os dois Estados questionam 18.200 quilômetros quadrados de terra”, disse o parlamentar.


O deputado chefia Comissão na Assembleia Legislativa do Piauí que tem como objetivo principal resolver a questão de disputa com o Estado vizinho. As unidades da federação querem a posse de um valioso pedaço de terra na região da Serra da Ibiapaba.


“A região é muito rica. Lá temos a maior fonte de água mineral do Nordeste, sem falar na incidência de minérios valiosos e na potencialidade turística do local”, explica o deputado estadual.

De acordo com Antônio Uchoa, os piauienses não desistiram de acordo amigável, mas a recomendação primordial do governador Wilson Martins é que o Estado não perca território para o Ceará. 


“Ainda não progredimos. Os municípios e os Estados ficam impedidos de investir nas zonas de litígio. As regiões só recebem investimentos da União. Mas não podemos deixar passar. As disputas são sobre quase uma região equivalente ao Estado de Sergipe”, justifica.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) está intermediando no levantamento de dados sobre a área.



Lívio Galeno
liviogaleno@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário