quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PSF DE COCAL. QUANDO NÃO FALTA VACINA FALTA SERINGA , PAI DE FAMÍLIA FAZ DENÚNCIA


Na manhã do dia 19 de fevereiro, um cidadão cocalense procurou a reportagem do Cocal Notícias para denunciar o descaso que o poder público municipal através do PSF – Programa Saúde da Família do Bairro São Francisco vem praticando com os munícipes.
A filha do cidadão, com quase quatro meses, está há quase dois meses com as vacinas obrigatórias atrasadas. Depois de uma longa espera pela vacina que estava em falta, finalmente foi marcado o dia da criança ser vacinada (19). Quando a mãe chegou ao posto de saúde, a surpresa: não há seringas para aplicação da mesma. O pai foi até à farmácia e comprou as seringas. Quando chegou ao posto com as mesmas, a enfermeira falou que aquelas não serviam. As seringas de vacina são específicas, e não estão a venda em farmácias. O pai não contestou porque pensou rápido: “Bom, há muito tempo que não trabalho na área de saúde. Talvez tenha mudado o tipo de seringa.”. Hoje, dia 20, chegando ao hospital municipal de Cocal dos Alves, o pai verificou que as seringas são do tipo comum. Talvez não receberam as mesmas no posto de saúde da família em Cocal, para não sair o comentário de que a população estava levando as seringas ao posto de saúde, porque a prefeitura não cumpre com suas obrigações.
O pai, que acompanhava a filha, se revoltou e disse que não ia falar tudo o que queria porque eles eram apenas funcionários, e não tinham culpa, mas, sua revolta cresceu quando o funcionário falou: “Todos os pais estão levando seus filhos para vacinarem em Cocal dos Alves. Leve lá.”. O pai se retirou logo para não perder o bom senso. Disse somente que o PSF em Cocal está errado.
Em entrevista para nossa reportagem, o pai da criança relatou que conhece bem a filosofia do PSF, pois, viu ser implantado no Piauí, e disse: “O Programa Saúde da Família – PSF é um programa de saúde preventiva copiado de Cuba. Quando eu trabalhava em um posto de saúde da família em Teresina, recebemos a visita de uma equipe formada por médicos e enfermeiros cubanos, orientando e explicando a filosofia do programa. Em Cocal, os agentes de saúde estão sendo transferidos de uma área para outra. Errado. O agente tem que trabalhar na área em que mora. Ele tem que sentir os mesmos problemas da comunidade em que vive(bairro). A Secretaria de Saúde está dividindo o número de pessoas de uma determinada área pelo número de agentes, para determinar quantas pessoas o agente vai acompanhar. Errado. O correto é dividir o número de famílias, e não de pessoas.Também, as famílias recém chegadas em uma área somente são cadastradas pelo agente de saúde após estarem há três meses morando na mesma. Errado. No momento em que o agente de saúde detectar uma nova família na área, ele tem que cadastrar. Não importa há quantos dias estão morando na área. A filosofia do programa é uma só, não variando de município para município, devendo seguir as mesmas regras em todo lugar. Alguns agentes não cumprem o seu papel, que é o de visitar, orientar, e verificar a conduta preventiva de saúde das famílias, no mínimo uma vez por mês, devendo ser intensificado o número de visitas no mês, em caso por exemplo de: gestante com gravidez de risco, recém nascido com baixo peso, pessoas prostadas, e etc.. O agente tem que registrar a assinatura de uma pessoa da família em seu formulário, para provar que visitou aquela família, e poder prestar contas mensalmente com o enfermeiro do seu posto-base. Eles nem sequer pedem para assinarmos. Falta fiscalização do(a) enfermeiro(a) do posto, pois, o enfermeiro é o responsável pela equipe de agentes de saúde. O objetivo é evitar que as pessoas adoeçam, ou agravem seu estado de saúde, quando já doentes. Isso é saúde preventiva.”.

CERTIFICADO DO PAI
A população tem que denunciar e reivindicar seus direitos.
PSF municipal, vergonha nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário