quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Previsões meteorológicas dizem que seca deve se prolongar

 
Da esquerda para a direita: Rubens Martins, Alisson Pego e 
Humberto Marques Da esquerda para a direita: Rubens Martins, Alisson Pego e Humberto Marques (Foto Samara Costa) 
 
Estudos meteorológicos recentes revelaram que a estiagem no semiárido deve se prolongar ainda mais. O Governo do Estado, em parceria com instituições como a Conab, o Exército Brasileiro e a Defesa Civil trabalham para minimizar o problema. Rubens Martins, secretário de Desenvolvimento Rural, Alisson Pego, superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e o Coronel Humberto Marques, comandante do 15ª BC estiveram hoje no programa Agora, da Rede Meio Norte, comentando sobre o que está sendo feito e o que se pretende fazer contra a pior seca da história do Piauí.
Segundo Rubens Martins, as previsões meteorológicas são críticas, e o governo deve se antecipar para criar estratégias de convivência com a seca. O secretário disse que o Seguro Safra, que é entregue em cinco parcelas, não pode ser estendido. Sabendo disso, o governador Wilson Martins já encaminhou ofícios para os ministros e a presidente Dilma para que os beneficiados pelo seguro sejam migrados diretamente para o Bolsa Estiagem. “É uma valor um pouco menor, mas substitui a cesta de alimentos”, disse Rubens Martins.
Alisson Pego, da Conab, contou que à companhia coube ajudar a salvar os animais, através do fornecimento de grãos. Segundo ele, a Conab dispõe de mais de 1000 toneladas de milho para distribuir, e há postos de distribuição em várias cidades, como Corrente, São Raimundo Nonato, Oeiras e Floriano. Mas a dificuldades que estão tento é justamente na hora dessa distribuição. “Estão disseminando a historia de que vai acabar o milho, e todos querem ser atendidos ao mesmo tempo. Temos que dizer para o pessoal ter calma, milho não vai faltar”, afirmou Alisson, que disse que a Conab está fazendo previsões para atender até março de 2013.
O coronel Humberto Marques coordena o trabalho dos caminhões-pipa, distribuindo água para as famílias atingidas pela seca. Ele afirmou que a situação está crítica por que estão se perdendo mananciais, onde os carros são abastecidos. A logoa de Nazaré do Piauí, por exemplo, secou, e resta apenas o chão seco e rachado. “Fica mais difícil, por que temos que ir mais longe para conseguir água”, comentou o coronel. Humberto Marques disse que fará a contratação de 33 novos pipeiros, e assim chegar ao total de 50, e também o aluguel de novos caminhões-pipa, chegando ao número de 490.

Nenhum comentário:

Postar um comentário