quinta-feira, 12 de abril de 2012

Atraso nas contas de luz ameaça fornecimento de energia elétrica em 124 prefeituras do Piauí


Pelo menos 124 prefeituras do Piauí estão ameaçadas do fornecimento de energia elétrica por atraso nas contas de luz com a Eletrobras Distribuição Piauí. A empresa inicia hoje o processo de cobrança das contas em atraso destas prefeituras. São débitos referentes ao ano de 2011 e dívidas anteriores que tinham sido parceladas e que não foram quitadas.

Há casos de prefeituras que devem contas de energia ainda de 2009. A Eletrobras Piauí não informa os nomes das cidades em que os prefeitos não pagaram as contas de energia. No último dia 30 de março, a Eletrobras Piauí determinou o corte de energia de 43 prefeituras.

Hoje será encaminhado o primeiro aviso de cobrança para os prefeitos devedores. De acordo com Rafaela Moreira, do setor de grandes clientes e órgãos públicos da Eletrobras Piauí, a empresa não pode revelar os nomes das prefeituras devedoras, mas a lista atualizada será encaminhada para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

As dívidas podem resultar na reprovação das contas dos municípios ou no bloqueio das contas das prefeituras. Segundo Rafaela Moreira, o primeiro procedimento é o de telecobrança. "Primeiro procuramos informar os gestores, a lista está sendo finalizada. Temos uma régua de cortes que é obedecida em três datas do mês, a primeira é o dia 10", explica Rafaela.

Ela disse que o procedimento geralmente termina com negociação de débito e pelo menos 40 prefeituras ficam sem energia até o final do mês. No ano passado, a empresa firmou acordo com cerca de 100 prefeituras que aderiram ao parcelamento dos débitos. Algumas prefeituras não honraram o parcelamento e entraram na lista de cortes.

De acordo com Antonio Pereira, assistente da presidência da Eletrobras, foram negociados débitos de quase R$ 100 milhões. Ele disse que as negociações são encaminhadas para o departamento comercial da empresa.

GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário