sábado, 4 de fevereiro de 2012

Pesquisas eleitorais registradas já podem ser vistas na internet .


   Desde 1º de janeiro, as regras para pesquisas das eleições municipais de 2012 estão valendo. O registro deve ser feito através da internet, segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral de novembro do ano passado, que também regulamenta a divulgação dos resultados, fiscalização e impugnações. Qualquer cidadão pode consultar os dados das pesquisas através do endereço www.tre-pi.jus.br/novo/eleicoes2012/pesquisa_Eleitoral_2012.jsp.


O sistema registrava até a tarde desta sexta-feira (3) seis pesquisas registradas, três delas em Floriano, e uma em Parnaíba, Picos e Canto do Buriti - esta última somente para 


prefeito. Com os dados na internet, empresas, partidos, candidatos e o Ministéiro Público podem fiscalizar o acompanhamento das mesmas e questionar se existirem casos que levantem dúvidas. 


Quem contratou a pesquisa deve apresentar itens como a metodologia e o período de realização da consulta, o nome de quuem pagou pela realização do trabalho e do estatístico responsável, o valor e a origem dos recursos para o trabalho, entre outros dados. 


Enquetes ou sondagens não podem ser registradas e também só podem ser divulgadas se for informado publicamente que não se trata de pesquisa eleitoral, já que não utilizam método científico para a consulta. 


Toda pesquisa também deve divulgar o período de realização, a margem de erro, o número de entrevistas, nome da entidade que a realizou, quem contratou e número de registro na Justiça Eleitoral. As multas para quem divulgar pesquisa sem registro prévio vão de R$ 53 mil a R$ 106 mil, além de pena de seis meses a um ano.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário