sábado, 14 de janeiro de 2012

Forró vira febre e exporta músicas para outros ritmos

ritmos. Os principais consumidores são o sertanejo e o axé. Em 2011 foram várias as duplas e cantores sertanejos que ganharam projeção nacional com canções bastante conhecidas do público forrozeiro.

Duas delas estão dando o que falar. A primeira ganhou repercussão no mundo todo graças ao refrão fácil, que deságua numa coreografia sensual. Estamos falando de “Ai, se eu te pego”, gravada pelo sertanejo Michel Teló. Por causa da música o rapaz chegou a ficar no topo das paradas européias.

Só que pouca gente sabe que a canção, que originalmente se chama “A Pegada”, foi gravada pela banda de forró baiana Meninos do Seu Zé em 2009. Tudo começou quando professor de inglês de Feira de Santana Antonio Dyggs, 28 anos, ouviu o refrão de Ai Se eu te pego em 2008, na cidade de Porto Seguro. “A pegada” era gritada por Sharon Acioly, em ritmo de funk, no palco da barraca de praia Axé Moi. Firmada a parceria com Sharon, a canção ganhou o interior da Bahia.

Em 2010, a música chegou à banda de forró soteropolitana Cangaia de Jegue e estourou em Salvador e várias capitais do Nordeste, até Michel Teló gravar e o mundo tomar conhecimento. A expectativa é que os autores da música faturem R$ 3 milhões.

A outra canção que nos referimos no começo dessa matéria é “Na Balada”, da também banda baiana Estakazero. Apesar de estourar no meio forrozeiro com vários grupos musicais, o rit ganhou projeção nacional na voz do cantor Gustavo Lima. Este, inclusive, já estuda gravar outro sucesso do forró: Água de Bar.

Quem também regravou sucessos do forró foi a dupla sertaneja Bruno e Marrone. A música escolhida foi “Parede de Vidro”, da banda de forró Saia Rodada. A canção foi uma das mais tocadas no São João de 2011, chegando a ser escolhida a música daquele período.

Aos poucos o forró vai se tornando referência e está no repertório de vários grupos musicais e artistas. São eles: Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba e Ivete Sangalo, que confessou ser fã de forró, principalmente da banda Aviões do Forró, com quem inclusive já gravou e participou do DVD realizado em Salvador.

Texto do Forró Dicumforça

Nenhum comentário:

Postar um comentário