terça-feira, 12 de abril de 2011

Efrém Ribeiro Mil piauienses viram cearenses em Censo do IBGE




Duzentas e cinqüenta famílias, cerca de mil pessoas, que nasceram no Piauí e viveram em Cocal, de uma hora para outra viraram habitantes do Cearáno Censo Demográfico 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De habitantes do município de Cocal, os piauienses passaram a ser habitantes do município de Granja, no Ceará, sem que tivessem feito mudança ou saíssem dos locais onde nasceram e vivem.

Os piauienses querem continuar piauienses, morando em Cocal e não cearenses.

O deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) foi ao município de Cocal com o deputado estadual Marden Menezes (PSDB) e fez um discurso ontem na Assembleia Legislativa reivindicando que o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), procure o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), para tratar da questão de conflito pela posse territorial da área de divisa entre dois Estados.

Segundo ele, as famílias que querem continuar como piauienses moram nas localidades de Campestre, Sumaré, Tucuns, Jaboti, Palmeira do Ricardo e Tudurum, que são do município de Cocal, que o IBGE no Censo Demográfico de 2010 passaram a pertencer ao município de Granja.

Os habitantes estão revoltados porque seus povoados ficam a 100 quilômetros de centro de Granja, com quem não tem nenhuma relação e não existem estradas para chegar na sede do município cearense. As localidades rurais ficam a quilômetros do centro de Cocal e seus moradores procuram a cidade piauiense para tratamento médico, estudos, fazer compras e movimentações no banco.
fonte meio norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário