segunda-feira, 11 de abril de 2011

Assembléia Legislativa discute marcação de terras do Piauí como sendo do Ceará por parte do IBGE


Foi levantado nesta seção de segunda (11) na assembléia legislativa um tema bastante polêmico O IMPASSE DE TERRAS ENTRE O PIAUÍ E O CEARÁ na oportunidade vários deputados falaram em defesa de nossos co-cidadãos piauienses que vem sofrendo com a marcação de algumas regiões do Piauí como sendo do Ceará por parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE.

De acordo com O Deputado Luciano Nunes (PSDB) O mesmo foi procurado por algumas famílias da região de Cocal da Estação e, onde foi fazer uma visita às comunidades afetadas e o que viu foi uma falta de definição não se sabe realmente de onde são aqueles moradores em que o IBGE os registrou como sendo do município de Granja - Ceará, mas na verdade nasceram no Piauí, segundo ele as famílias estão sendo prejudicadas porque não estão recebendo os benefícios governamentais todos são financiados pelo governo federal e executados pela prefeitura, no entanto o prefeito está impedido de executar por que aquelas comunidades não mais fazem parte do Piauí.

O Deputado Ismar Marques (PSB) falou que também foi procurado por diversas famílias da região de Cocal da Estação solicitado uma solução para o problema” recebi, inclusive, um abaixo-assinado, falei com o prefeito Fernado, O que aconteceu foi que o IBGE causou toda essa situação” frisou. O Parlamentar se colocou a disposição da assembléia para somar esforços no sentido de resolver esse problema e encontrar uma solução o mais breve possível para essas 250 famílias que estão sendo prejudicadas.

O Deputado Antonio Uchoa (PDT) que preside a comissão de litígio de terras falou que o problema já é conhecido que aquela região é uma serra onde o município de granja fica na parte de cima e Cocal da Estação em baixo e que Granja não tem nenhum interesse na Região.” Infelizmente o IBGE tem sido o grande parceiro na invasão de terras do Piauí em Prol do Ceará” falou o Deputado. Para ele é grave essa situação e a comissão está trabalhando com Procuradoria Geral do Estado para ingressar com uma ação no STF, a fim de que se chegue a um acordo que se atenda aos dois Estados. Disse que estamos sendo prejudicados por conta de um senso e que agora essas famílias estão fazendo parte do Ceará sem ter nenhum vínculo. ” Temos que fazer gestões junto ao IBGE para que se resolva essa situação de uma vez por todas “falou. Na oportunidade Uchôa solicitou uma reunião às 10 horas de segunda-feira(18), no plenário da assembléia legislativa com todos os Deputados onde serão convidados representantes do IBGE, INTERPI e demais autoridades pertinentes ao assunto. O prefeito Fernando Sales irá participar desta reunião segunda feira dia 18
FONTE GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário