terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Piauí sob 'alto risco' de epidemia de dengue, alerta Ministério da Saúde

Mosquito, vetor de transmissão da DengueA presidente Dilma Rousseff decidiu nesta terça-feira (11) criar um grupo interministerial, coordenado pela pasta da Saúde, para intensificar o combate ao mosquito da dengue. A decisão foi motivada pelo crescimento do número de estados em situação de alto risco de epidemia, que, entre 2010 e 2011, passou de dez para 16 unidades da federação.
Os estados onde o risco de epidemia é considerado alto são: Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Outras unidades da federação também devem sofrer com a doença, caso de Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Segundo o titular da Saúde, Alexandre Padilha, a presidente Dilma pediu que o grupo realize de imediato reuniões com os secretários de saúde nos estados afetados para monitorar o cumprimento dos planos de vigilância. Os encontros também devem ocorrer por meio de videoconferências.

“O Ministério vai implantar um sistema para que tenhamos informação semanal dos casos de dengue, e diária de óbitos nos municípios de mais alto risco", afirmou Padilha. "Hoje, temos um sistema de informação mensal.”

Na reunião interministerial, também ficou definido que o Ministério da Defesa apoiará as ações de vigilância nas fronteiras e servirá como contingente de reserva para situações mais graves. A pasta de Educação ficou responsável por mobilizar estudantes de escolas de nível básico, médio e superior e também de escolas técnicas para orientações de prevenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário