quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PF NO PI cumpre 30 mandados de prisão e prende prefeitos




olícia Federal deflarou a 'Operação Geleira', por volta das 5h da manhã desta quarta-feira (19/01) e está apreendendo documentos em órgãos públicos e prefeituras de cidades do interior do Piauí. A O objetivo é combater crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e uso de notas fiscais frias.

Até agora, a informação que se tem é a de que a operçaõa está prendendo autoridades nas cidades de Miguel Leão, São Raimundo Nonato, Caracol, Urucuí e outras cidades. Os mandados de busca e apreensão e de prisões foram expedidos pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da Primeira Região.

As investigações acontecem desde 2008 e a Polícia Federal manteve o sigilo por se tratar de investigação de prefeitos. A reportagem do 180graus confirmou através dos correspondentes nessas cidades, como Ana Sollo, de São Raimundo Nonato, e Tony Leal, de Miguel Leão. E um delegado da PF-PI confirmou: o prefeito de Miguel Leão Bismarck Santos de Arêa Leão foi preso em sua casa, por volta das 6h. A sede dessas prefeituras estão lacradas. Apenas tesoureiros, acompanhados de agentes da PF, estão entrando para encontrar documentação.

NOTA DA PF-PI

A Polícia Federal no Piauí divulgou nota e comunica que, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União-CGU e do Ministério Público Federal, na manhã de hoje (19/01) deflagrou a “Operação “Geleira”, na qual há participação de 325(trezentos e vinte e cinco) policiais federais de vários Estados e 28(vinte e oito) servidores da Controladoria Geral da União-CGU, objetivando dar cumprimento a 84(oitenta e quatro) Mandados de Busca e Apreensão e 30(trinta) de Mandados de Prisão na Capital e no interior do Estado do Piauí com a finalidade de desarticular uma rede criminosa especializada na comercialização de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos de prefeituras do interior do Estado do Piauí. Maiores informações serão fornecidas no decorrer desta manhã, bem como informa ainda que será fornecida uma entrevista coletiva no auditório desta Regional para repassar todos os números da operação.

AUTORIDADES PRESAS

Até o momento nenhuma prisão foi confirmada pela Polícia Federal. Tudo o que existe ainda é extra-oficial. O correspondente do 180graus na cidade de Miguel Leão Tony Leal foi quem confirmou que o prefeito Bismarck Arêa leão foi preso na operação. "Ele estava em sua casa na cidade quando a Polícia chegou, o abordou e levou preso, afirmando que estariam levando-o para a sede da PF em Teresina. Flagrei, como repórter, um malote de documentos sendo levados de dentro da prefeitura de Miguel Leão", informou Tony Leal, por telefone. O jornalista Ieldyson Vasconcelos, do programa Bom Dia Meio Norte, da TV MN, anunciou que o ex-prefeito de Uruçuí Chico Filho, atual secretário do primeiro escalão do Governo Wilson Martins (é diretor do Emater), foi preso. O editor do site 'Notícias de Uruçuí' Jackson Filho informou que o atual prefeito da cidade Valdir Soares está dentro da sede da prefeitura prestando esclarecimentos e também teria sido preso. O seu irmão, Giliard, teria tentando agredir um agente, reagindo à prisão para não ser preso. Acabu sendo levado algemado Um avião foi colocado a disposição e desembarca no hangar da PF com alguns dos presos no interior do estado.

ALGUNS DOS NOMES COFIRMADOS

A reportagem do 180graus que está na sede da PF confirma através de advogados que chegam para tratar do caso, quem são os seus clientes que foram presos na operação.
Bismarck Arêa Leão - Advogado Vanderson Ferreira (atual prefeito de Miguel Leão)
Weslley Cardoso – Advogado Wenderson Henrique (Autoridade de Miguel Leão) Ismendia da Silva - Advgada Lucélia Costa (Miguel Leão) Valdir Campelo da Silva – Advogado Moriel Pompeu (Miguel Leão) Genivaldo Campelo da Silva Advogado Paulo Cesar Rodrigues (Miguel Leão) Valdir Soares (atual prefeito de Uruçuí) Chico Filho (ex-prefeito de Uruçuí) Giliard Soares (irmão de Uruçuí)
MALOTES CHEGAM COM DOCUMENTOSNa sede da PF a movimentação e intensa. A imprensa não tem acesso ao pátio, onde vários malotes chegam a todo instante, trazidos por agentes da PF. São documentos, pastas, gabinetes de computadores e HDs. A movimentação de advogados também é grande. Familiares dos envolvidos também chegam a todo instante. A coletiva de imprensa está prevista para as 10h30 ou 11h. As informações são da comunicação da PF. O advogado Alexandre Nogueira, que é conhecido por ter clientes conhecidos da política local, como Wellington Dias e Assis Carvalho (ambos do PT), compareceu e disse que está na defesa de um cliente que é do interior do Piauí. Ele, no entanto, não quis confirmar o nome.
NO AEROPORTO DE THE E NA SEDE DA PF-PI Acabam de desembarcar mais um grande número de autoridades vindas de cidades do interior do estado. Entre eles o atual prefeito de Uruçuí, Valdir Soares e o ex-prefeito Chico Filho. A PF esteve também na Assembleia Legislativa e revistou o gabinete da deputada estadual Ana Paula (PMDB). Na entrevista coletiva, o delegado da Polícia Federal confirmou que a Operação esteve presente nas seguintes cidades: Landri Sales, Marcos Parente, Uruçuí, Várzea Branca, São Raimundo Nonato, Ribeira do Piauí, Amarante, Caracol, Eliseu Martins, Porto, Floriano, Miguel
Leão e Teresina. Os prefeitos presos são das seguintes cidades:
-Uruçuí: Valdir Soares

-Landri Sales: Joedison Rodrigues

-Caracol: Isael Macedo -Eliseu Martins: Teresinha Dantas -Ribeira do Piauí: Jorge de Araujo Costa -Miguel Leão: Bismark Area Leão

fonte 180 GRAUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário